Standart
Foi no ano de 1886 que a Raça foi oficialmente chamada de “Yorkshire Terrier”, mas apenas no ano de 1898 é que o Yorkshire Terrier Club fixa o Standard da raça, o qual se encontra praticamente inalterado até aos dias de hoje.
Mas, afinal o que é o Standard e para que serve? O Standard é um documento regulador, onde se encontram descritas as características físicas (morfológicas) e psíquicas (comportamentais) do Yorkshire Terrier. Este documento serve de base ao trabalho a juízes e criadores, através do qual regulam o trabalho que deve ser desenvolvido em prol da raça.
A sua principal função é assim, definir as características físicas e psicológicas próprias da raça.
Em Portugal, é frequente encontrarmos vários Yorkshire Terrier fora do Standard da raça, quer no que respeita ao peso, quer à coloração e até mesmo ao temperamento.
Passamos de seguida a reproduzir o Standard oficial da raça, definido pelo FCI.

CLASIFICACÃO FCI Standard n.º 86: Yorkshire Terrier (GB)
GRUPO 3 : Terriers.
SECÇÃO 4: Terriers de companhia.
TEMPERAMENTO: Terrier de companhia, alerta e inteligente. Vivaz, corajoso e de caracter equilibrado.
APARÊNCIA GERAL: Pelo comprido e liso, sem ondulação, caindo de ambos os lados do corpo com uma linha divisora que começa desde o nariz até á cauda. Muito compacto e elegante, com um porte muito reto e altivo, que lhe conferem um ar de importante, num corpo vigoroso e bem proporcionado.
CABEÇA E CRÂNEO: Cabeça pequena e plano, com o crânio não muito proeminente nem redondo. Nariz preto. Focinho não muito comprido.
Olhos: de tamanho médio, escuros e brilhantes, de inserção frontal, não sendo proeminentes. Com uma expressão inteligente. A linha da pálpebra deve ser escura.
Orelhas: pequenas, em forma de V invertido, eretas, sem serem muito afastadas. De cor dourado muito intenso.
Dentição: Mordida em tesoura. Dentição uniforme, perfeita e completa, sendo de 6 incisivos na mandibula superior e 6 na mandibula inferior. Os incisivos superiores encaixam exatamente á frente dos inferiores. Dentes colocados perpendicularmente e bem implantados nos maxilares. As mandíbulas devem ser niveladas.
CORPO: Bem proporcionado, vigoroso e muito compacto, “quadrado”. O dorso é curto, a linha do dorsal nivelada, reta. Pescoço de bom comprimento e elegante.
Tronco: Compacto, linha dorsal reta com as costelas ligeiramente arqueadas. Lombo bem sustentado e firme.
MEMBROS ANTERIORES:
Aparência geral: Ombros bem oblíquos, antebraços retos, cobertos de pelo dourado intenso, com uma tonalidade mais clara nas pontas do que na raiz. Esta cor não deve exceder a altura do cotovelo.
Patas dianteiras: Devem ser retas, os cotovelos nem para dentro, nem para fora.
Ombros bem colocados, antebraço reto. Pés redondos e unhas negras.
MEMBROS POSTERIORES:
Aparência Geral: Membros posteriores retos quando vistos de trás. Os joelhos são moderadamente angulados quando vistos de lado. Cobertas por pelo dourado intenso com tonalidade mais claras na ponta. Esta cor não deve exceder a altura dos joelhos. Os pés são redondos com unhas negras.
CAUDA: Sem amputar, com bastante pelo, de cor azul mais escuro do que no resto do corpo, principalmente na extremidade. Ligeiramente mais alta que o nível do dorso, tão direita quanto possível, sem enrolar em cima do dorso.
MOVIMENTO: Livre e elegante. Passadas fluentes com boa propulsão. O movimento das patas dianteiras e traseiras devem ser direitos, paralelos de trás e à frente, mantendo o nível da linha dorsal reta.
MANTO:
PÊLO: A qualidade, a textura e quantidade da pelagem são de primeira importância. O pelo é comprido (mas nunca deve impedir o movimento), brilhante, liso (nunca com ondulações), fino e de textura sedosa, sem subpelo, não lanoso.
No corpo quer-se uma pelagem perfeitamente lisa, moderadamente comprido, sem impedir o movimento. Pelagem abundante de cor azul metálico escuro (não sendo prateado e nem preto), que se deve estender desde o pescoço (nuca) até á cauda. Não devem ter misturados quaisquer pelos de outras cores, nomeadamente castanhos, pretos ou brancos.
Pelo dourado intenso e brilhante na cabeça, mais escuro dos lados da cabeça, base das orelhas e sobre o focinho. Todos os pelos dourados devem ser mais escuros na raiz do que nas pontas. O dourado da cabeça não se deve misturar com pelos de outras cores, nomeadamente pretos ou brancos.
PESO: Máximo 3.2kg (não define peso mínimo, nem altura)
FALTAS: Todo e qualquer desvio aos critérios acima mencionados são considerados faltas e a gravidade dessa falta é mais ou menos penalizada consoante as suas consequências para a saúde e o bem-estar do animal.
São consideradas faltas desqualificantes, qualquer indício de agressividade ou timidez extrema assim como qualquer cão que mostre algum sinal de anormalidade quer físicas quer de comportamento.
NOTAS IMPORTANTES:
– Os machos devem apresentar os dois testículos completamente descidos e acomodados na bolsa escrotal.