Quem Somos ?
Antes de mais somos apaixonados pela raça Yorkshire Terrier, quer pelo seu temperamento quer pela sua fisionomia. Porém temos também um fascínio por algumas outras raças e um enorme respeito por todos os animais em geral. Cada um deles com a sua beleza e encanto próprios.
Como surgiu este amor inabalável pelo Yorkshire?
Animais em casa sempre foram uma constante. Desde pequena que convivi com distintas raças, tais como Epagnuel Breton, Pastor Alemão, Cocker Spaniel Inglês sendo que mais tarde, já adulta tive o privilégio de ter um Siberian Husky. Este último foi sem dúvida uma das raças que me conquistou e que se mantém até hoje no meu coração.
Já há vários anos (desde cerca de 1995) que frequento algumas exposições como visitante. Adorava ver aquele movimento, as mais variadas raças de cães. Gostava de observar os julgamentos e os criadores com os seus cães.
Em 2008, conheci de perto a raça Yorkshire Terrier. Gostei do seu temperamento e vivacidade e em 2009 rendi-me! Comprei uma fêmea através de um jornal. Cada vez mais o interesse crescia, queria aprender mais! Em pouco tempo percebi que a minha Yorkshire tinha grandes e vários desvios ao padrão da raça, Tinha LOP mas não era de todo um bonito exemplar da raça.
No final de 2014 comprei, fora de Portugal, a minha primeira cadela de exposição, que foi apresentada pela primeira vez na exposição do Porto (janeiro 2015), ainda pela mão da sua criadora. Ela, foi e é uma pessoa que me tem apoiado e ajudado ao longo deste percurso e com a qual mantenho uma boa relação de amizade independentemente da distância.
Exposições e Lições
Em Abril de 2015, apresentei pela primeira vez, pela minha mão, um cão em exposição. Embora bastante nervosa, gostei da experiência e a partir de então tentei sempre melhorar e aprender cada vez mais. Essa cadela, acabou por ser retirada de exposição e não faz parte do nosso programa de criação, ficou demasiado pequena.
Ao longo destes anos, estudei, aprendi e também cometi erros! Ninguém nasce ensinado e eu não sou excepção. Não foi, nem é fácil! Sou consciente de que ainda há bastante para aprender mas espero superar aos poucos as dificuldades, que são mais que muitas nesta raça, que tem tanto de encantador como de difícil.
Quando se começa nada é fácil, as incertezas são muitas, as portas abertas são poucas!! Mas, mesmo devagarinho, quero marcar a minha presença com honestidade, empenho, competência, nunca esquecendo a humildade (sem a confundir com submissão).
Não sou melhor que ninguém e gosto de respeito e honestidade. Respeito muito quem me respeita, sou amiga do meu amigo. Não gosto de “tapar o sol com a peneira” e penso que os problemas são passíveis de serem resolvidos com boa vontade e diálogo.
Progredindo e Prosperando
Atualmente, temos alguns exemplares adquiridos no estrangeiro, vindos das melhores linhas da Europa e da América, de criadores sérios e com excelentes exemplares e vários anos de dedicação à raça. Não temos muitos cães e a principal fundadora do nosso canil, é filha e neta de vários campeões, inclusive campeões do mundo. É com ela que temos vindo a desenvolver o nosso trabalho e penso estarmos no caminho certo, pois têm-nos dados muitas alegrias.
Dedicamo-nos somente à raça Yorkshire Terrier e ninhadas só existem muito esporadicamente. O nosso Afixo “Lizandro’s Dream”, devidamente registado no FCI (Federação Cinológica Internacional) e possuímos número de criador registado na DGAV (Direção Geral De Agricultura e Veterinária). Somos sócios do Clube Português De Canicultura (CPC) assim como do TCP (Terrier Clube de Portugal.
Porquê Lizandro’s Dream?
O nome do nosso Afixo “Lizandro’s Dream”, foi escolhido por se encontrar relacionado com o local onde vivemos. Somos do concelho de Mafra, próximos do rio Lizandro, que desagua na bonita praia da Foz do Lizandro, perto da bonita vila da Ericeira.
Estamos centrados na seleção e melhoramento da raça Yorkshire Terrier. Não temos outras raças em casa, e é a esta que dedicamos todos os nossos esforços e energia.
Como trabalhamos?
Não vivemos á custa dos nossos cães, é apenas um hobby! Trabalhamos para sustentar este hobby e não o contrário, que por sinal se manifesta bastante dispendioso. Não fazemos ninhadas para obter lucro e escolhemos cuidadosamente cada dono para cada cachorro, pois o principal objetivo é que seja muito bem cuidado e amado. O intuito de cada ninhada é o de conseguir que nasça um exemplar para exposição, de forma a poder dar continuidade à raça e ao trabalho que temos vindo a desenvolver. Criamos de forma a preservar a aparência e o carácter, mas principalmente a saúde.
Não cruzamos cadelas antes de pelo menos os dois anos de idade e nem fazemos mais de 3 ou no máximo, 4 ninhadas ao longo de toda a sua vida. Não cruzamos as nossas fêmeas com o primeiro macho que nos aparece e acreditamos que um macho não se adequa a todas as fêmeas. Cada cruzamento é estudado e programado antecipadamente, onde é estudada a ascendência dos progenitores e onde tentamos que macho e fêmea se complementem, quer física quer geneticamente.
Todos sabemos que numa ninhada, os cachorros não nascem todos iguais e isso irá refletir-se posteriormente nos valores que atribuímos a cada um dos nossos cachorros, uma vez que o valor terá por base a qualidade dos mesmos.
Não “despachamos” cachorros, queremos conhecer melhor o futuro tutor. Não entregamos cachorro à primeira pessoa que nos aparece nem sem o plano de vacinação completo ou seja, antes das 16 semanas! Os cachorros são entregues vacinados, desparasitados, com chip, LOP e contrato. Cremos que é fundamental os cachorros estarem com a mãe e irmãos até pelo menos aos três meses, pois necessita de brincar, sociabilizar, aprender regras que só em conjunto o poderá aprender. Em primeiro lugar está a saúde quer física quer mental dos nossos cachorros. Quando o entregamos, também não desaparecemos da sua vida. Mantemo-nos disponíveis para acompanhar a sua vida e ajudar o seu tutor no que se tornar necessário.
