O Pêlo
Na raça Yorkshire Terrier é de extrema importância a qualidade, textura e cor da pelagem.
Normalmente o pelo é comprido com uma divisão a meio, acompanhando a linha dorsal, ficando caído de forma igual em ambos os lados do corpo, sendo que o comprimento não deve nunca impedir o movimento.
A coloração desde o pescoço até á cauda deve ser de cor azul aço metálico, sendo que na cauda o tom deverá ser mais escuro que no restante corpo. Na cabeça e pernas a coloração deve ser um dourado, por norma mais ligeiro nas pontas e mais escuro na raíz. Nesta zonas, não deve ter pelos escuros ou de outras colorações.

A pelagem do corpo deve ser brilhante, perfeitamente lisa e sedosa, fria ao toque e que consiga refletir a luz. Ao refletir a luz, deve conseguir reproduzir um brilho metálico. Esta tonalidade é distinta da cor prateada que não é desejável.
A cor correta do corpo, o azul aço escuro metálico, é sem dúvida um aspeto bastante difícil de conseguir e que por vezes é até um assunto um pouco controverso mesmo entre criadores.
No que respeita aos dourados existe um maior consenso: o ideal será um dourado que corresponda á cor de uma aliança de casamento de ouro de 22 quilates, e idealmente que seja uma cor mais intensa na raiz e que gradualmente se torne mais clara até ás pontas.

É uma pelagem de crescimento contínuo, não faz mudas de pelo e o seu pelo é parecido com o cabelo humano. Normalmente o seu ritmo de crescimento é de cerca de 1cm por mês.
Mesmo dentro da textura correta a tendência para criar nós ou partir, varia de exemplar para exemplar, podendo ser mantido em boas condições com uma escovagem diária com uma escova apropriada. De forma a evitar que o pelo se possa tornar um pouco seco e que parta com mais facilidade, existe por vezes a necessidade de aplicar um creme hidratante, máscara hidratante ou algum óleo, isto nas quantidades e ocasiões que se observem necessárias.
A ter em consideração que para se conseguir a cor adequada é necessário a textura adequada, uma vez que estes fatores se encontram relacionados.
Desta forma, é fácil entender que para se conseguir a coloração perfeita do Yorkshire existe um longo caminho, onde conseguir um equilíbrio é quase uma miragem.
Um Yorkshire pode demorar até 3 anos, para que a sua pelagem cresça e se encontre em perfeitas condições, nomeadamente para que mostre a sua verdadeira cor.


Porém existem alguns exemplares com a pelagem lanosa, com um pelo bastante denso e macio. Por norma estas pelagens possuem pouco brilho, são mais opacas e não refletem a luz.
São um tipo de pelo quase como algodão, algumas com subpelo, por vezes associadas a uma coloração negra mesmo em cães adultos. Esta coloração não é desejável e encontra-se fora do standard da raça, não devendo ser perpetuada, uma vez que é considerado um defeito e é genético.


Outras vezes encontramos cães com a pelagem ondulada ou com distintas cores das já mencionadas como branco, preto, dourado/castanho/chocolate no corpo, apelidados por muitos como parti-colors, os quais não são corretos, uma vez que estão fora do standard da raça e como tal não devem ser reproduzidos.

Obviamente, a cor sozinha não terá qualquer influência sobre se um cão é ou não um bom animal de companhia e mesmo fora do standard, continuam a ser leais companheiros, no entanto a sua reprodução é desaconselhada, pois a sua cor não é correta e é considerada uma falta desqualificativa. Porém, estes cães são anunciados por vezes a um preço superior e apelidado de exótico. Nada mais errado. São apenas desvios da raça, e como tal são penalizados por juízes e criadores sérios, conscientes e éticos.
A ter ainda em atenção, que com a idade a coloração do Yorkshire vai-se alterando e ficando mais clara. Este é um aspeto característico na raça e não deve ser encarado como um desvio ao Standard.
A Pelagem do cachorro
Um cachorro nasce preto, por norma com marcas cor fogo no focinho, por cima dos olhos, parte interior das pernas, ao redor das patas, na parte interior das orelhas e na parte inferior da cauda.
Com o crescimento estas marcas douradas vão aumentando e ficando com uma coloração mais intensa.

Alguns cachorros, nascem por vezes com uma pequena marca de pelos brancos no peito, não sendo desejável (segundo alguns criadores) que essas marcas sejam de tamanho superior a 1cm. É também possível que esta marca possa ser encontrada na ponta de um ou mais dedos das patas. Também pode-se encontrar cachorros que nascem com uma unha ou mais, branca. Estas marcas tendem a desaparecer com a idade, normalmente ao fim de poucos meses.


A coloração preta irá mudar para o azul aço com o crescimento. Esta é uma mudança gradual, pela diluição dos genes e um processo que pode levar até 2 anos até que surja o tão esperado azul aço brilhante.