Antes de Comprar
Considerações antes de comprar
Comprar ou adotar um cão pode ser uma excelente experiência, no entanto existem questões que devem ser ponderadas. Esta deve antes de mais ser uma decisão responsável e devidamente ponderada, sendo que todos os membros da família devem ser de acordo com esta aquisição e deve verificar ainda se terá condições financeiras para manter o animal.
Existem muitas raças e cada uma delas é única, com características únicas, que as diferenciam das restantes. Antes de qualquer decisão, deve procurar saber/aprender um pouco mais sobre as raças que mais gosta e ponderar, mediante as características da mesma, se será a raça que melhor se irá adaptar a si e ao seu estilo de vida. Se tem um estilo de vida sedentário, não faz qualquer sentido adquirir um Pastor Belga Malinois por exemplo.
Deve ter bem presente a ideia de que um cão não é um brinquedo. Ele é um ser vivo e que tem necessidades e sentimentos que devem ser respeitados. Deve ponderar se dispõe de tempo, paciência e se dispõe de todas as condições que ele possa vir a precisar.

Como sabemos, os cachorros não nascem ensinados. Qualquer cachorro, quando chegar vai fazer disparates, podem ganir durante a noite, podem não fazer as necessidades no devido lugar, poderá até vir a roer o pé da mesa que tanto gosta. Está preparado para isto? Já pensou como vai ser nas férias? O seu melhor amigo vai precisar de si 365 dias por ano!
Um cão é um compromisso e uma responsabilidade para a vida e necessita de um ambiente estável para viver. Não compre por impulso, pondere e seja responsável!
Se após ponderar todas estas situações, continua convicto de que pretende mesmo adquirir um Yorkshire, então deixamos de seguida algumas indicações, para o ajudar a fazer a sua escolha.
– Em primeiro lugar deve tentar informar-se sobre a raça, estudar um pouco as características do Yorkshire, serão informações preciosas para conseguir um bom cachorro, pois infelizmente em Portugal, a maioria dos exemplares que vemos desta raça não apresentam as características esperadas.
– Contacte criadores da raça e peça para visitar. Veja as condições onde os animais se encontram, observe o cuidado com que o criador trata os seus animais, observe as condições que têm e como são tratados.
– Quando procurar por um criador, desconfie sempre de criadores que anunciam cachorros, minis, toys, micros e afins.
– Desconfie de criadores que possuem várias raças e têm sempre cachorros à disposição.
– Desconfie de criadores que lhe propõem a venda de cachorros com ou sem LOP e que entregam na bomba de gasolina mais próxima.
– Deve visitar algumas exposições de forma a poder ver é realmente um Yorkshire, de forma a poder comparar com o que irá ver posteriormente. Na exposição poderá também contactar com alguns criadores, pedir informações, saber um pouco mais sobre a raça.
– Pedir a lista de criadores junto do Clube Português de Canicultura (CPC). Porém, essa lista que lhe será fornecida apenas indicará os criadores que tiveram ninhadas recentemente e não a lista de todos os criadores que existem em Portugal.
A ter em consideração que essa lista não oferece qualquer garantia de qualidade. Como deve saber, ter LOP, não oferece infelizmente, qualquer garantia de qualidade da criação. Existem muitos Yorkshire com LOP e que são utilizados como reprodutores, que se encontram totalmente fora do Standard da raça.
– Peça junto da Clube Terrier de Portugal, a lista de criadores que existem. Será certamente mais uma forma de poder fazer uma melhor triagem, pois quanto mais informações tiver, mais difícil será de ser enganado/a.
– Procurar no site da DGAV os criadores devidamente registados e legalizados (DGAV – Animais – Animais de companhia – Cães e Gatos – Lista de Alojamentos de Animais de Companhia (Hotéis e Criadores). Mais uma vez esta informação, por si só, não lhe irá oferecer qualquer garantia de qualidade, porém e em conjunto com as outras informações, pode ajudar bastante no processo de triagem para a sua escolha;
– Após decidir onde quer comprar o seu cachorro, e ainda antes de comprar, peça sempre para ver o LOP/Pedigree dos pais do cachorro. O LOP/Pedigree é como a árvore genealógica do cachorro. Lá consegue ver quem são os pais, avós e bisavós do cachorro em questão e tente entender um pouco mais sobre as informações que se encontram lá descritas.
– O criador certamente terá muito prazer em lhe explicar. Entenda quem são os antecedentes do cachorro, se na linhagem existem cães que frequentaram exposições e se obtiveram bons resultados. Isto significa que o exemplar foi analisado e aprovado por juízes qualificados, dando-lhe mais garantias de adquirir um cachorro com uma boa aparência.
– Quando comprar um cachorro, NÃO o traga para casa antes dos 3/4 meses e sem ter o plano de vacinação completo. Não é vacinado de acordo com a idade, é completo! Só com a vacinação COMPLETA terá garantias de maior proteção, sendo que a partir dessa idade, a fase mais sensível do cachorro já está ultrapassada, evitando assim possíveis desgostos e gastos extra;

– Tenha em atenção se o cachorro se encontra devidamente desparasitado. As desparasitações são fundamentais na saúde do cachorro e devem constar no Boletim de Vacinas;
– Não traga para casa cachorros sem terem o devido CHIP, colocado, assinado e atestado do veterinário. Não aceite desculpas. Qualquer bom criador não entrega os seus cachorros sem o devido chip de identificação eletrónica.
– O cachorro deve ter o respetivo LOP (provisório ou definitivo consoante a idade do cachorro), ou seja, deve estar registado no Livro de Origens Português junto do Clube Português de Canicultura;
– Exija um contrato com as devidas garantias de saúde e as condições de venda do cachorro, o boletim de vacinas devidamente assinada e com a respetiva vinheta do médico veterinário.